Inspeção NR-13

Você conhece os tipos de caldeiras que existem no mercado?

As indústrias contam com diversos tipos de caldeiras em suas instalações. Logo, cada uma delas tem suas próprias características. Dessa forma, estão preparadas para desenvolver operações específicas. 

As caldeiras fazem parte dos equipamentos monitorados pela NR-13. Ou seja, pela Norma Regulamentadora elaborada para supervisionar equipamentos industriais. Por exemplo, caldeiras e vasos de pressão.

Dica: Saiba tudo sobre a norma NR-13

Esse artigo irá falar mais sobre elas adiante. Assim, é função do supervisor conhecer todos os tipos de caldeiras. Pois, dessa maneira ele saberá qual modelo melhor irá realizar o trabalho. Visto que existem vários tipos, além das caldeiras mistas. 

Tais equipamentos contam com diversas capacidades de operação. Além de diferentes tipos de combustíveis, formas de instalação e manutenção. Por isso, continue lendo esse artigo para saber mais sobre as caldeiras.

O que é uma caldeira?

É um equipamento industrial feito de metal. Assim, sua função é gerar vapor através do aquecimento de água. Então, são utilizadas em máquinas térmicas, autoclaves para fins de esterilização, calefação ambiental, dentre outros. 

Tipos de caldeiras no mercado

Os tipos de caldeiras existentes no mercado podem ser divididos em dois modelos. As caldeiras Aquatubulares e as Flamotubulares. Logo, elas também são subdivididas em categorias.

Além delas existem as caldeiras mistas. Confira a seguir as características de cada uma.

Caldeiras Aquatubulares

Na caldeira Aquatubular, a água circula dentro dos tubos para ser aquecida. Assim, são bastante comuns em usinas termoelétricas. Pois, geram muito vapor em elevadas temperaturas e pressão. 

Porém, apresentam um esquema de construção mais difícil. Além de necessitar de um tratamento de água mais caprichado. 

Caldeiras Flamotubulares

Esses são tipos de caldeiras com tubos de fogo ou fumaça cercados de água. Apesar de ter um rendimento térmico um pouco baixo, são os modelos mais comuns. 

Isso ocorre porque sua construção é simples e atende locais que exigem pouca energia. A caldeira flamotubular é dividida em dois tipos: de grelha fixa e móvel. 

De grelha fixa

As caldeiras de grelha fixa são produzidas com fornalhas aquatubulares. De acordo com suas características, são adequadas às indústrias com pouca demanda de vapor. 

São de fácil manutenção e inspeção. Além disso, possui uma grelha que proporciona uma grande transferência de calor. Assim, utiliza como combustíveis: biomassa, serragem, resíduos agrícolas, cascas de arroz e mais. 

De grelha móvel

O seu diferencial em relação a grelha fixa, é a maior capacidade. Além do mais, seu sistema de combustão é próprio para a queima dos combustíveis. Inclusive são os mesmos utilizados na grelha fixa. 

As grelhas desses tipos de caldeiras fazem o combustível se mover por três partes. Dessa forma, a primeira deixa o combustível seco. Já a segunda faz a queima dos voláteis. 

Por fim, a terceira realiza a combustão do carbono fixado. O uso de ventiladores automáticos proporciona a queima completa e garante maior eficiência ao equipamento. 

Caldeiras mistas

São uma junção entre as caldeiras flamotubulares e aquatubulares. Assim, combinam o processo de combustão da primeira com os tubos de água, da segunda. 

A produção de vapor da caldeira é feita com combustíveis sólidos. Por isso, com seu tamanho reduzido, é indicado para pequenas produções. Veja abaixo os três tipos de caldeiras mistas.

Cornualhas

Essas caldeiras possuem dois cilindros horizontais, ligados por placas planas. Assim, esse tipo de caldeira tem um acionamento simples. Inclusive, possui um rendimento mais baixo, sendo ideais para operações menores. 

Lancashire

As caldeiras Lancashire apresentam alta capacidade de geração de vapor. Pois, contém um elevado volume de água. Porém, a desvantagem é que ocupa muito espaço. 

Logo, esse tipo  de equipamento tem sido substituído nas indústrias por equipamentos mais modernos e menores.

Multitubulares

Esses tipos de caldeiras têm várias tubulações internas para circulação dos gases da combustão. Assim, esses tubos podem ser de retorno, fogo direto ou mistos. 

Além disso, nas caldeiras multitubulares, a fornalha pode ser fixada de duas maneiras. Por isso, sua instalação para o aquecimento pode ser externa ou interna.

Dica: Inspeção de segurança de vasos de pressão

Qual o melhor tipo de caldeira?

Foram apresentados os tipos de caldeiras existentes no mercado industrial. Assim como suas principais características. Dito isso, é fundamental que você veja qual melhor atenderá as necessidades da sua produção. A fim de satisfazer e agilizar seus processos industriais.

Categorias: Inspeção NR-13