Inspeção NR-13

Segurança na operação de caldeiras e vasos de pressão

Ter segurança na operação dos equipamentos industriais é fundamental. Principalmente nas caldeiras e nos vasos de pressão. Pois, a principal matéria-prima da indústria é o vapor. E a caldeira é a responsável por sua produção. 

Esses equipamentos podem trazer riscos tanto para quem os manuseia, quanto ao local de trabalho. Dessa forma, acidentes devem ser evitados e eventuais problemas na estrutura. Por isso, esse artigo trará dicas que farão a diferença na segurança de caldeiras.

Já os vasos de pressão são equipamentos que contêm líquidos e gases à uma pressão maior que a atmosférica. Assim, a diferença entre caldeira e vaso é que esse não tem uma chama dentro. Portanto, o uso desses equipamentos deve estar adequado às dicas de segurança da NR- 13.

Sempre siga à risca todas as recomendações da norma regulamentadora 13. Dito isso, acompanhe algumas dicas de como lidar com esses equipamentos. E assim, promover a segurança na operação.

Dica: Saiba tudo sobre a norma NR-13

Dicas para segurança de operação de caldeiras

Leia a seguir, cinco dicas para operar caldeiras com cuidado e evitar riscos desnecessários. 

Realize testes intertravamento dos instrumentos de controle 

Testes diários são recomendados para garantir o funcionamento adequado dos instrumentos e intertravamentos. Por isso, faça simulações e confira se os sistemas de controle e alarme atuam corretamente. Assim, não deixe de verificar:

  • Intertravamento de nível de água;
  • Pressostato de alta de vapor e de gás;
  • Sensor de chama.

Tendo sempre em vista a segurança na operação, mantenha os instrumentos calibrados.

Dica: Você conhece os tipos de caldeiras que existem no mercado?

Treine seus funcionários

Desde os operadores e técnicos, até os engenheiros e supervisores. Portanto, todos devem estar cientes sobre os riscos e como fazer a manutenção das caldeiras. Assim, como das rotinas de testes diários e demais verificações. 

Faça as inspeções da NR-13

Somente empresas especializadas e profissionais da área de segurança devem realizar as inspeções da NR-13. Desse modo, é seu direito exigir o máximo do profissional na hora da inspeção. 

Por isso, solicite que façam a inspeção interna e também verifiquem os instrumentos de segurança. Enfim, segurança na operação acima de tudo.

Clique no banner abaixo e conheça nossos serviços. Mantenha sua empresa regularizada!

Realize o tratamento da água de alimentação

Um tratamento de água adequado impede vários problemas como corrosão e incrustação.

Confira as certificações das caldeiras ao comprá-las

Ao adquirir uma caldeira, confira se são certificados nos códigos de padrão internacional. Por exemplo, as ASME Sec. I ou da DIN e JIS.

A certificação assegura que o projeto e a fabricação seguiram padrões especializados no mundo todo. 

Dicas para segurança de operação de vasos de pressão

Acompanhe a seguir, algumas técnicas sobre como lidar com esse instrumento. 

Atenção a pressão limite dos vasos

Esses vasos são como uma panela de pressão. Assim, é necessário que o ar saia antes de abrir o recipiente

Por isso, antes de soltar as conexões de um vaso, garanta que ele esteja despressurizado. Caso contrário, pode acontecer uma explosão.

Controle a pressão durante os trabalhos

O trabalhador deve acrescentar em sua rotina, a medição da pressão de operação do equipamento. Aliás, os vasos de pressão têm placas que especificam essas informações.

Segundo a NR-13, esses equipamentos devem ter um livro para registro. Dessa forma, devem constar as seguintes informações:

  • Manutenções realizadas;
  • Inspeções realizadas;
  • Substituição de dispositivos de segurança;
  • Todas as ocorrências importantes capazes de influir nas condições de segurança dos vasos de pressão.

Cuidado com a corrosão das paredes

Por causa da corrosão, a espessura da parede do equipamento pode sofrer modificações. Por isso, devem ser feitas medições através do Ensaio Não Destrutivo. Esse procedimento avalia a integridade da estrutura, a fim de manter a segurança na operação

Se for encontrada alguma alteração, o vaso deve ser substituído ou até mesmo condenado, com o propósito de evitar problemas de desempenho.

Por fim, se surgir alguma modificação, as produções devem ser paradas imediatamente e o equipamento deve ser esvaziado. A partir daí, uma inspeção minuciosa deve ser feita.

Dica: Inspeção de segurança de vasos de pressão

Segurança em primeiro lugar

Esse deve ser o lema de toda indústria que possui vasos de pressão e caldeiras. Para isso, todas as inspeções de segurança devem estar em dia. Assim, a sua produtividade é garantida e o bem-estar dos operários também.

Então, siga as normas regulamentadoras para maior segurança na operação da sua empresa.

Categorias: Inspeção NR-13