Calibração NR-13

A calibração correta de válvulas contribui para a segurança da empresa?

A calibração correta de válvulas é um processo fundamental e obrigatório da NR-13. Assim, as válvulas de segurança são instrumentos que aliviam a pressão dos fluidos nela contidos. Por exemplo, vapor e gases.

Fazer a calibração de forma eficiente garante a segurança dos trabalhadores. Além disso, é uma atividade fundamental para manter a produtividade. Pois, se feito da maneira certa, esse aparelho corre menos riscos de sofrer danos.

Dica: Inspeção de segurança de vasos de pressão

Então, acompanhe esse artigo para entender mais sobre a calibração correta de válvulas. Inclusive, saiba como ela é feita e quais as vantagens. Por fim, entenda também a importância dela para a segurança da sua empresa.

Qual a importância da calibração?

Essa atividade tem como objetivo verificar a conservação de caldeiras, vasos de pressão, tanques de estocagem e tubulações. Assim como:

  • Sistemas de caldeiras;
  • Reatores;
  • Compressores, dentre outros.

Realizar a calibração reduz bastante os riscos estruturais dos equipamentos. Aliás, do próprio local de trabalho. Dessa maneira, manter esse procedimento em dia é importante porque:

  • Previne acidentes;
  • Garante a segurança dos trabalhadores;
  • Mantém a integridade do local;
  • Assegura a produtividade. 

Dica: Segurança na operação de caldeiras e vasos de pressão

Como fazer a calibração correta de válvulas?

As calibrações devem ocorrer entre um e 6 anos, dependendo do fluído de operação, pressão de ajuste e riscos de operação.

A calibração envolve várias etapas. Assim, o processo varia, de acordo com o tipo da válvula. Além disso, também depende das especificações fornecidas pelo fabricante. Por isso, ao iniciar essa atividade, tenha em mãos a folha de dados do instrumento. 

Uma bancada de calibração de válvulas é usada. Afinal, é ela que atesta que a pressão de abertura seja ajustada com segurança. Assim, essa bancada possui os seguintes instrumentos:

  • Duas válvulas agulhas, para regular a pressão;
  • Duas válvulas esféricas, que conferem o POP; 
  • Um cilindro de nitrogênio de alta pressão;
  • Um manômetro calibrado RBC; 
  • Um manômetro analógico calibrado RBC.

Em seguida, a válvula deve ser afastada. Desse modo, a segurança do operador fica assegurada. Logo, é importante documentar todas as calibrações. Dessa forma, as próximas terão uma referência e para ter o controle das calibrações.

As principais vantagens da calibração correta de válvulas

Esse procedimento garante tanto a segurança da sua empresa, quanto dos seus colaboradores. Só por isso, já é bastante vantajoso. Além disso, é uma atividade obrigatória, vigente na NR-13.

Então, ao cumprir a norma, acaba evitando problemas para você e seu negócio. Logo, a calibração das válvulas proporciona benefícios a sua linha de produção. Pois, ela elimina problemas estruturais, que podem danificar seu equipamento.

E também evita que sua produção fique paralisada devido a falhas.

Dica: Saiba tudo sobre a norma NR-13

Por que fazer a calibração correta de válvulas?

A inspeção desses equipamentos é fundamental para a produtividade de uma empresa. Portanto, no caso das válvulas de pressão, a manutenção periódica é ainda mais importante. Pois, tem a ver com manter a integridade dos trabalhadores intacta. A calibração de válvulas de segurança é realizada em indústrias químicas, refinarias e demais setores.

Clique no banner abaixo e conheça as soluções ideais para atender sua empresa!

Categorias: Calibração NR-13